Nota sobre as profissões

Depois da divulgação do Manual, algumas pessoas nos escreveram com dúvidas sobre as Profissões/Ofícios.

"Os pré-requisitos de habilidade não são MUITO específicos?"
"Eu não sei fazer nada daquilo! Como vou fazer para jogar?"

Antes de se desesperar, tenha em mente o seguinte:

1. As P/O não são as classes do D&D. Em AKITAN a evolução dos personagens não depende da progressão dentro de uma classe. As P/O são somente um pacote inicial. A evolução de um PJ acontece também (e principalmente) durante o próprio live.

2. Podemos dizer que as P/O são mais parecidas com os clãs de Vampiro. Dois Gangrel não são iguais só porque começam o jogo com as mesmas disciplinas. Do mesmo modo, dois Bardos também não.


3. As regras de AKITAN privilegiam a Caracterização em detrimento das Características. Poucas escolhas na "ficha", muitas escolhas para compor o figurino, os equipamentos, os hábitos do PJ, etc. Menos combo, mais mão-na-massa.

4. As P/O classificam os jogadores segundo as habilidades que são interessantes para o larp e não para os Jogadores. Em princípio, é muito mais fácil interpretar um Estudioso do que um Ferreiro ou Latoeiro. As vantagens de P/O são um estímulo aos Jogadores para se elevarem à altura de seus Personagens.

5. Além da trama low level, é também por isso que não existe uma profissão "Guerreiro". Uma vez que, por segurança, todos os combates são encenados, ela não exigiria nenhum pré-requisito útil ao larp.

6. Finalmente, uma correção importante em relação ao texto do manual: no caso de P/O que demandam habilidades diversas (ex: Mateiro), não é necessário simular TODOS os pré-requisitos de habilidade, mas apenas os principais. Eventualmente, isso pode deixar de acionar algumas vantagens ligadas àquela P/O.

Em fim, dê uma chance às profissões. Pratique. Seja o seu Personagem. Construir uma boa Caracterização dá trabalho, mas é imensamente gratificante. Faz parte da diversão!